Quarta-feira, 29 de Fevereiro, 2012

 

A maioria dos membros da ALVD- Associação de Leigos Voluntários Dehonianos, participa em simultâneo em actividades de voluntariado com outras associações. A experiência que trouxemos de África (para além de promovermos actividades e desenvolver formações lá) fez mudar a nossa mente e enfrentar de outra maneira a nossa realidade, transmitindo o nosso conhecimento através de ações de formação para que a “nossa” crise seja encarada de outra forma.

Congregação do Sagrado Coração de Jesus(Padres Dehonianos)

A missão de voluntariado além fronteiras é um projecto que existe à dois séculos.  

O padre Dehon (França, 1843), obedecendo seu pai tirou o curso de direito mas o seu desejo era seguir a ordem religiosa para dar um maior contributo aos mais necessitados. Mais tarde seguiu o sacerdócio e fundou a família do Sagrado Coração de Jesus (Padres Dehonianos) com o objectivo e perspectiva de que um padre, não necessariamente, teria de ficar vinculado a uma diocese expandindo, assim, as suas funções em outros locais. Na década de 40 no século passado, um grupo de padres iniciou a sua missão na América Latina. O núcleo acabou por ser sediado em Roma e a partir dai enviar padres missionários para países subdesenvolvidos.

A barreira da língua faz com que os padres sejam projectados num local onde tenha um domínio linguístico. Por exemplo, Sacerdotes italianos, espanhóis e portugueses estão seleccionados para países como Moçambique, Angola, Países americo-latinos, Timor entre outros. Padres franceses vão para Madagáscar, Camarões, Haiti e Senegal. Padres nativos da língua inglesa vão para Índia e África do Sul

O núcleo estabelecido em Roma (liderado por um padre madeirense) coopera com os centros de apoio à comunidade espalhados pelo mundo.

Todos os anos são formados voluntários para irem missão. Nestemomento temos 2 que vão partir em Março e permanecer por lá um ano e temos mais 5 voluntários que irão em Agosto e ficar por um mês. O nosso apoio passa pela educação e cultura para que a população local com os conhecimentos teórico-praticos transmitidos se tornem

autónomos  colocando-os em prática no seu país.

 

 

publicado por Renato Costa às 17:57

mais sobre mim
arquivos
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28


pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro