Sábado, 29 de Outubro, 2011

Iniciativa da ONU (ex Secretário Geral Kofi Anan) dirigido às empresas, diga-se grandes empresa com interesses no Mundo, tendo como perspetiva os “Objectivos do Milénio”, nomeadamente o emprego e criação de riqueza.

Pressupõe 10 princípios* organizados da seguinte forma;

Direitos Humanos,1)- respeito e proteção de direitos humanos, 2)-não participação em violação destes direitos,3)-liberdade de associação e o reconhecimento da negociação colectiva.

Trabalho, 4) - eliminação de forma de trabalho forçado ou compulsório,5)-abolição do trabalho infantil, 6)-eliminação da descriminação no emprego.

 Meio Ambiente 7)- prevenção nos desafios ambientais,8)-iniciativas para a responsabilidade ambiental, 9)- difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis

Corrupção 10)- combater a corrupção.

*http://www.pactoglobal.org.br

Talvez este assunto nos remeta para o ecrán da televisão ,de uma realidade que nos escapa no nosso cotidiano. Mas a Crise na Europa já nos adverte para a eminência do que poderá acontecer se não acautelarmos o que está em causa.

A iniciativa não deve ser dirigida apenas às empresas(as pequenas e médias empresas são também vitimas deste tempo de resregulação ) ,mas a toda a sociedade, como parece ser a participação da Plataforma em Portugal.

Reforçar a cidadania por via da participação cívica e preservação ambiental, refletida no objectivos de missão , por exemplo nas organizações vocacionadas para o desenvolvimento local. RSO Responsabilidade Social das Organizações/Empresas , orientado para uma maior abertura á problemática e oportunidades na comunidade.

No que diz respeito às organizações sem fins lucrativos fazer por merecer o estatuto relativamente aos objectivos de missão, nomeadamente a empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida.

Empregabilidade, em termos de rede de informação sobre o emprego, apoio na elaboração de currículos profissionais e pessoais, trabalho temporário.

Aprendizagem ao longo da vida, acreditação e valorização de competências adquiridas na participação de ações de informação/formação em centros sociais.

Criação/manutenção de postos de trabalho , em função de um melhor conhecimento entre as organizações sem fins lucrativos e o sector empresarial, características do desemprego estrutural ou conjuntural, a mediação social para empregabilidade e aprendizagem

Pacto Global ONU Direito Humanos, Trabalho, Ambiente, Anti-Corrupção, afinal também para saída da Crise na Europa/Portugal

publicado por Renato Costa às 17:56

mais sobre mim
arquivos
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28

30
31


pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro